Em um cenário marcado pela flexibilização das relações de trabalho e pela crescente desvalorização da educação pública, o livro Professor S/A: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível propõe uma reflexão urgente: como professores e professoras têm vivenciado as transformações recentes no mundo do trabalho? E que estratégias coletivas têm sido mobilizadas frente às novas formas de exploração, intensificação e responsabilização do trabalho docente?
Organizado por Paulo Zangalli Júnior, Luis Paulo Batista da Silva e Grace Bungenstab Alves, o livro reúne textos que denunciam a mercantilização da educação e analisam suas implicações na formação inicial e continuada de professores. A partir de diferentes experiências educacionais, os capítulos revelam como políticas de avaliação, produtividade e controle vêm moldando os cotidianos escolares e universitários.

Livro Professor S/A: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível (EDUFBA, 2022).
O texto assinado por João Manoel Nascimento dos Santos, por exemplo, discute como a reconfiguração do PIBID a partir de 2018 impactou negativamente os vínculos entre universidade, escola e formação docente crítica. Essa análise se soma a outras contribuições do autor que também discutem a relação entre formação de professores e políticas educacionais no contexto da Educação Geográfica, como os trabalhos desenvolvidos em coautoria com Grace Alves (Santos e Alves, 2018; 2021; 2023).
Mais que um diagnóstico, o livro é também um chamado à ação coletiva e à reafirmação de uma docência comprometida com a transformação social. Uma leitura necessária para professores, estudantes e pesquisadores da Educação Geográfica e das Ciências Humanas.
📘 Livro completo:
Zangalli Júnior, P. C.; Silva, L. P. B.; Alves, G. B. (Orgs.). Professor S/A: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível. Salvador: EDUFBA, 2022. https://edufba.ufba.br/livros-publicados/catalogo/professor-sa-o-trabalho-docente-e-formacao-de-professores-em-tempos-de
📄 Outros trabalhos relacionados:
- SANTOS, J. M. N.; ALVES, G. B. PIBID: novo formato, velhas ideias. Práxis Educacional, v. 19, e12272, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359694392_PIBID_novo_formato_velhas_ideias
- SANTOS, J. M. N.; ALVES, G. B. Narrar o PIBID na Geografia e na UFBA: para produzir outras racionalidades de formação. In: Anais do IX ENPEG – Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Vitória, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/392708737_Narrar_o_PIBID_a_Geografia_e_a_UFBA_para_produzir_outras_racionalidades_de_formacao
- SANTOS, J. M. N.; ALVES, G. B. Inserção dos bolsistas e diagnóstico escolar: reflexões sobre o PIBID e a realidade educacional baiana. In: Anais do IV EREGPEG – Encontro Regional de Ensino de Geografia. Salvador, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357216433_Reflexoes_sobre_o_PIBID_modernizado