Izis Santiago

Professora, pesquisadora, licenciada e mestranda em Geografia pela UFBA 

Professora de Geografia, com muito orgulho!  

O caminho foi longo, muitas dificuldades apareceram, graças ao apoio da minha família e muita dedicação, foi possível. Costumo dizer que a Geografia me escolheu, ingressei na UFBA em 2015, após interromper por 5 anos o curso de Engenharia Ambiental em uma instituição privada. Por muita insistência do meu companheiro, fiz o ENEM mesmo sem muita expectativa no resultado, pois estava há muitos tempo sem estudar. Surpreendentemente (para mim), o resultado foi bom! 

Entrar na UFBA era meu sonho de adolescente, lembro de passar em frente ao portão e dizer “vou estudar ali!”. Minha nota ficou um pouco abaixo da necessária para ingressar em Engenharia, então procurei os cursos afins para posteriormente tentar migrar. Não poderia imaginar que fazia a escolha mais acertada de toda minha vida profissional, a Geografia! Já nas primeiras aulas me apaixonei pelo curso, decidi dar segmento, fui me aproximando das questões ligadas ao ensino e à inclusão escolar, me apropriando das discussões, cada vez mais tinha a certeza de que estava no caminho certo. Tive professoras incríveis, elas são as culpadas por eu estar aqui, serei eternamente grata por isso. No final da licenciatura em 2018, decidi que tentaria a seleção de mestrado, mais uma vez o apoio da minha família foi fundamental, mas havia barreiras a serem ultrapassadas: prova específica, prova de proficiência, projeto. Desistir? JAMAIS! 

Nunca estive sozinha, mais uma vez contei com o apoio de pessoas incríveis. Foram livros emprestados, orientações (milhares), indicações de leituras, treinamento de escrita. Saiu o resultado, PASSEI!! Estamos desenvolvendo a pesquisa, com orgulho e determinação. Estamos? Sim, estamos! Comigo trago o amor e a confiança do meu companheiro (Anderson), dos meus filhos (Yasmim, Emanuel e Arthur Vicente), da minha sogra (Jane), o incentivo dos integrantes do Grupo Colapso, a orientação formal de Grace, informal (não menos importante) de Naiara Chierice e a companhia dos meus guias.