Matheus Santos Silva Figueiredo

Graduando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia

Desde muito jovem curioso e fascinado pela natureza, tive no ensino médio minhas primeiras expectativas sendo correspondidas por um professor de Geografia, a qual passaria ser um dos maiores responsáveis pela minha admiração pelas paisagens.

No ano de 2017, tendo recém abandonado o curso de Educação Física, não tive mais dúvidas que o mundo é o meu maior laboratório. Na Universidade Federal da Bahia, sigo a trajetória que compreendo ser a mais fidedigna a minha personalidade e vocação, sendo ex-integrante do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), acreditando na educação como meio de transformação de consciência social e com uma simpatia considerável por geomorfologia, sistemas fluviais e o semiárido nordestino.

Enquanto primeira Iniciação Científica, estudei sobre as relações solo-vegetação buscando entender as condicionantes que mantêm manchas do bioma Cerrado no Parque Estadual de Morro do Chapéu, localizado no domínio do semiárido baiano.

Atualmente, estudo as Formas da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte do Estado da Bahia. Tenho como objetivo detalhar as formas através de fotointerpretação, utilizando a estereoscópica sobre um sítio de estudo que apresenta condições tabulares preservadas, buscando identificar quais elementos controlam as rupturas e mudanças nas vertentes, sejam elas características pedológicas, materiais cimentados, afloramentos de rochas, controles estruturais, entre outros.