A Série de Seminários: Licenciatura e Formação de Professores em Geografia é um curso de extensão do Semestre Letivo Suplementar do Departamento de Geografia da UFBA. Esse curso foi pensado e organizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim – IPHANAQ e tem o objetivo de articular um espaço de diálogo crítico entre os membros da comunidade acadêmica, professores da rede pública de ensino, movimentos sociais, entre outros grupos interessados na reflexão sobre o curso de licenciatura e o processo de formação de professores. Continuando nossa série de seminários, discutiremos a formação de professores à luz dos avanços e desafios, da “não-existência” e da urgência de outras racionalidades para pensar a Formação de Professores e a Educação no Campo, campo fundamental para resgatar a potência da rebeldia como traço pedagógico de emancipação. A Profa. Mariana Meireles e o Prof. Rodrigo Camacho trarão aspectos importantes desse debate pensando a realidade atual numa atitude propositiva de transformação possivel.
Leitura recomendada:
MARIANO, Alessandro. Pedagogia da resistência e o projeto educativo das escolas do MST. In: CÁSSIO, Fernando (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
MOLINA, Monica; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do Campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez.2014.
Complementar:
ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.