5 de outubro de 2020

O problema da formação dos professores de geografia e as práticas pedagógicas

Continuando nossa série de seminários, vamos discutir a formação de professores à luz das Reformas educacionais atuais que se configuram como importante instrumento de atualização do ambiente intelectual/acadêmico brasileiro aos interesses da reprodução ampliada do capital. O Prof. Clímaco Dias e a Profa. Paula Malavski trarão aspectos importantes desse debate e, também, explorarão os impactos dessas reformas na prática pedagógica cotidiana. Clímaco Dias e Paula Malavski.

https://youtu.be/TxCpoapyymk

Leitura Recomendada:

AVELAR, Marina. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

LIMA, Átila M.; SENA, Ivânia P. F. S. A pedagogia das competências na BNCC e na proposta da BNC de formação de professores: a grande cartada para uma adaptação massiva da educação à ideologia do capital. In: UCHOA, Antônio M. C.; LIMA, Átila M.; SENA, Ivânia P. F. S (org). Diálogos Críticos, v2 – Reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública?

Tags do post

Posts relacionados

Agenda de reuniões do Grupo Colapso – 2º Sem/2023

Agenda de reuniões do Grupo Colapso – 2º Sem/2023

Nossas reuniões são presenciais e ocorrem semanalmente, conforme o cronograma abaixo. A cada semana um integrante apresenta o andamento de sua pesquisa para o grupo. Também disponibilizamos este link para que as pessoas que não podem comparecer presencialmente possam...

Agenda de reuniões do Grupo Colapso

Agenda de reuniões do Grupo Colapso

Estamos voltando às nossas reuniões presenciais, já temos um cronograma de encontros para este semestre. Em nossas reuniões discutimos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por integrantes do grupo. Caso tenha interesse em participar das reuniões entre em contato...