11 de junho de 2025

Topossequências: o que estamos realmente estudando?

Por Grace B. Alves

Na Geografia dos Solos, poucas palavras são tão utilizadas e tão mal compreendidas, quanto “topossequência“. Ao longo das décadas, esse termo foi aplicado a diferentes escalas e finalidades, mas nem sempre com precisão. Afinal, o que é (ou deveria ser) uma topossequência?

No artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência do Solo, pesquisadores de três universidades brasileiras, sob liderança de Grace B. Alves, analisam criticamente o uso do termo com base em mais de mil publicações científicas. A partir dessa análise, o grupo propõe significado original de topossequência e adotar critérios mais  consistentes para sua aplicação.

Três abordagens distintas para o mesmo termo

O trabalho identifica três principais formas de uso do termo “topossequência”:

1. Superfícies geomórficas (escala regional): usadas para representar a distribuição espacial de classes de solo associadas a unidades de relevo amplas. Embora valiosas para levantamentos exploratórios, essa abordagem não represnta uma topossequência no sentido genético e processual do termo.

2. Catena: refere-se a perfis de solo em diferentes posições da encosta, analisados de forma descontínua e com foco taxonômico. Nesse caso, os solos aparecem como elementos independentes, e não como parte de um sistema evolutivo.

3. Topossequência (no sentido estrito): nessa abordagem, o solo é concebido como uma cobertura contínua, em que os horizontes se transformam lateralmente ao longo da vertente. Assim, essa transformação resulta da influência da topografia e dos fluxos de água, o que revela uma dinâmica de coevolução entre solo e relevo.

Representação gráfica das principais abordagens de estudo da variação espacial dos solos

Figura: Representação gráfica das principais abordagens de estudo da variação espacial dos solos. Em escala regional, a análise baseia-se nas superfícies geomórficas (GS1, GS2, GS3, GS4). Em escala local, predominam as catenas com os solos abordados por perfis descontítulos (incluindo litosequências, cronossequências, biosequências) e, na escala da vertente, a topossequência é definida pela continuidade lateral da cobertura pedológica. Fonte: Adaptado de Schaefer (2013), conforme apresentado em Alves et al. (2024).

Ao distinguir esses conceitos, o artigo propõe uma taxonomia mais rigorosa: usar “catena” quando o foco for taxonômico e descontínuo, “superfície geomórfica” quando o recorte for regional, e reservar “topossequência” para quando a análise considerar a continuidade lateral dos processos pedogenéticos.

Por que isso importa?

A falta de clareza conceitual afeta a qualidade metodológica dos estudos e dificulta a comparação entre resultados. Quando o conceito é bem definido, os pesquisadores podem construir conhecimento acumulativo e formular linhas de pesquisa coerentes.

Além disso, o artigo propõe uma taxonomia mais rigorosa:
– Usar “catena” para sequências taxonômicas descontínuas;
– Empregar “superfície geomórfica” quando o enfoque for regional;
– Reservar “topossequência” apenas para análises da cobertura pedológica em continuidade lateral.

Caminhos para novas pesquisas

Com base nessa revisão, o artigo sugere direções promissoras para a pedologia e a geomorfologia. Entre elas, destacam-se quatro frentes principais:
– A análise estrutural da cobertura pedológica
– A reconstrução da evolução de paisagens tropicais
– A modelagem numérica de vertentes
– E o uso de geoindicadores em processos pedogenéticos

Portanto, trata-se de uma agenda fértil para múltiplas publicações interligadas, capaz de ampliar a visibilidade de pesquisadores atuantes na interface solo-relevo.

📖 Leia o artigo completo: https://doi.org/10.36783/18069657rbcs20230137
🔗 Saiba mais no site do grupo COLAPSO: colapso.ggf.br

Referência:
Alves GB, Oliveira FS, Silva AHN, Souza Junior VS. Toposequence: What are we talking about? Rev Bras Cienc Solo. 2024;48:e0230137. https://doi.org/10.36783/18069657rbcs20230137

Tags do post

Posts relacionados

61 mil focos de erosão revelam áreas críticas de degradação do solo no Mato Grosso

61 mil focos de erosão revelam áreas críticas de degradação do solo no Mato Grosso

Estudo publicado na Earth Surface Processes and Landforms mapeou 61.005 focos de erosão hídrica linear no Mato Grosso e identificou 15 áreas críticas. Os resultados mostram como relevo, solos e incompatibilidades entre uso da terra e potencial agrícola ajudam a explicar a concentração de ravinas e voçorocas e apontam caminhos para o planejamento e a conservação dos solos.

Solos e relevo no Semiárido revelam paisagens do passado

Solos e relevo no Semiárido revelam paisagens do passado

Estudo publicado na Catena mostra como solos e formas de relevo registram diferentes etapas da evolução de um planalto sedimentar no Semiárido brasileiro. Latossolos profundamente intemperizados, solos rasos, couraças ferruginosas e depósitos aluviais revelam a interação entre pedogênese, erosão, sedimentação, estabilidade do relevo e mudanças ambientais ao longo do tempo.